AQUECIMENTO VOCAL

Como fazer um aquecimento vocal adequado
Muitos pensam que o aquecimento vocal se aplica apenas a situações especiais, onde sua voz, por exemplo, será ouvida por um grupo seleto ou por multidões. Engano. Se você usa a sua voz em áreas como locução, ator ou é um professor, adote o aquecimento como um ritual. E se você é Cantor? Ah, então isso fará parte de você diariamente, para garantir a saúde de suas pregas vocais e ajuste adequado de sua voz.
Assim, os exercícios de aquecimento vocal devem ser feitos antes de começarmos a cantar. A duração dos exercícios abaixo duram em média de 10 a 20 minutos.
Passo a passo do Aquecimento Vocal
- Movimente o pescoço lentamente como se estivesse falando "SIM" , repita 3 vezes
- Movimente o pescoço lentamente como se estivesse falando um "Não" - repita 3 vezes para cada lado
- "Rode" o pescoço como se estivesse desenhando um círculo grande com o nariz - repita 3 vezes para cada lado
Respiração:
1) Inspire pelo nariz e solte o ar com um som assim: "TSSSS" continuamente, semelhante ao chiado de uma panela de pressão.
Aquecimento:
- Vibre os lábios com os sons consonantais "BRRRRR", saindo de um som graves e indo para o agudo e voltando aos graves novamente.
Cuidado ao fazer a vibração para que as gotículas de saliva não atinjam pessoas a sua frente, faça esse som sem ninguém na sua frente.
Pintou uma sede? Não há problema algum, Beba água! Aliás o ideal é beber água antes de sentir sede. Dê preferencia a água na temperatura ambiente.
Dicas pós-aquecimento
- Adote uma postura adequada, com a cabeça numa posição natural, como se você estivesse olhando para o horizonte.
- Se possível, de pé, deixe o corpo ereto, com os pés bem plantados no chão e alinhados na largura do quadril. Pense em abrir o "externo" . Essa postura permitirá uma respiração mais fácil.
- Se for cantar sentado, procure sentir seus "ísquios" (ossos do bumbum, na parte inferior do quadril e que apoia o corpo quando estamos sentados) bem colocados da frente da cadeira, não se esparrame.
Atenção: Recomenda- se para esse preparo o acompanhamento/orientações de um profissional, pois se sua voz é também seu instrumento de trabalho deve se manter saudável, evitando quaisquer riscos de lesão.